.

Cooperjovem em Teresina - Piauí

Nos dias 05 e 06 de junho de 2010 vivenciamos(este grupo lindo e eu) em Teresina - Piauí, o Curso de Aperfeiçoamento do Programa Cooperjovem. Boa parte dos professores já estão no programa a pelo menos 4 anos, portanto já desenvolvem um trabalho bem sólido no Estado.
A capacitação do Piauí teve um diferencial, trabalhei pela primeira vez em um curso o novo material do Cooperjovem, até então só tinha feito estudo com grupo e planejamento de uma parte. Mas esta moça bonita (ligada e inteligente) na foto abaixo, Alexandra Oliveira, coordenadora de capacitação do SESCOOP/PI conseguiu do SESCOOP/Nacional a liberação deste material. Portanto só posso parabenizá-la pela iniciativa e agradecer pela "troca de figurinhas".
Foram desenvolvidos trabalhos na perspectiva da transversalidade, onde os grupos puderam exercitar as diversas formas de explorar o novo material em sala de aula. O Cooperjovem nesta nova fase, e agora com a Fase II do Programa, mostra o quanto amadureceu. O material está mais intuitivo, voltado a realidade dos nossos jovens, nesta era tecnológica onde nós professores precisamos estar antenados e procurando formas de trazer uma linguagem atual nos aproximando destes alunos.
Na foto abaixo o grupo trabalhou com a Arte Plástica no Mundo do Trabalho (Fase II). Recriaram o quadro de Tarsila do Amaral "Operários" e na apresentação exploraram o tema, ligando arte-cooperação-música.
Trabalhamos também com jogos educacionais, trazendo a cooperação e memorização.
Todos os grupos foram bem criativos, trouxeram elementos novos, mostrando que os cadernos do Cooperjovem estão abertos para que o professor use a sua criatividade.
Aliás não posso deixar de dar os devidos créditos a pessoa que junto aos SESCOOP pensou e organizou um material tão bom, a Denise Crespo Nunes que veio a contribuir com a nossa prática nos caminhos da pedagogia da cooperação.
Parabéns, Piauí! Quero vê-los se destacando sempre nestes caminhos da cooperação.
Quer saber mais? Tô no site do SESCOOP/PI aqui.
.

0 bons cooperadores:

Postar um comentário