.

Jovens Lideranças

O Programa de Formação de Jovens Lideranças Cooperativistas foi implantado no formato piloto, durante o ano de 2007, hoje está presente em várias Unidades Estaduais.
São etapas do Programa de Formação de Jovens Líderes Cooperativistas:

1. visita precursora: a unidade nacional do Sescoop envia um profissional até o Estado para buscar parcerias com entidades locais, verificar a infra-estrutura disponível para execução do programa, apresentar o programa às cooperativas que podem participar e marcar a data de início;
2. capacitação de professores;
3. seleção de alunos;
4. curso de capacitação para professores;
5. aulas do programa para os jovens participantes; e
6. avaliação
Metodologia
A metodologia de ensino aplicada no programa é bem flexível. Se adapta às dimensões da cooperativa e sua forma de atuar junto à comunidade. Também respeita as características da região que influenciam o jovem.
Ela é composta por:
1- Abordagem teórico-cognitiva: conteúdos teóricos sobre o papel do líder no sistema cooperativo;
2- Abordagem vivencial: atividades, exercícios e provas situacionais, nos quais o jovem poderá experimentar, na prática, o conhecimento adquirido na primeira fase e perceber a eficácia dos conceitos apresentados; e Projeto aplicativo
3- O material didático do programa é composto por três livros (módulo básico, intermediário e avançado), livros de exercício e mochila.
.

0 bons cooperadores:

Postar um comentário