O tema de Redação do Programa Cooperjovem já tem tema definido para este ano "Cooperação como elemento transformador de uma sociedade", o tema foi escolhido pelo SESCOOP Nacional com sugestão de temas de todas as partes do país. Fiquei feliz pois o tema foi proposto pela professora Rosiane da COOPED (Jaru - RO), e foi num município em que fiz a formação. Parabéns a COOPED! Parabéns Rosiane, continue brilhando.
“Cooperação como elemento transformador de uma sociedade” será o tema do 4º Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem. Para escolher a linha que vai nortear as produções de textos dos alunos que participarão da edição 2010, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) promoveu uma mobilização entre professores, escolas e suas unidades estaduais.
Mais de 40 sugestões foram enviadas e, segundo Andréa Sayar, gestora da Gerência de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão do Sescoop, houve uma convergência de pensamentos. “Foi quase unânime a questão do cooperativismo como caminho para uma sociedade mais justa e solidária”, explica.
O tema vencedor foi enviado pela professora Rosiane Santos Souza, da Cooperativa de Profissionais em Educação (Cooped), sediada em Jaru (RO). A cooperativa educacional tem 143 alunos do ensino fundamental e 19 professores capacitados pelo Programa Cooperjovem, que desde o ano passado foi adotado pela instituição. "
“Temos trabalhado este tema em sala de aula, desde que adotamos o Cooperjovem. Em menos de um ano percebemos o resgate da cidadania entre alunos e pais. É muito gratificante ver essa transformação. Por isso a sugestão do assunto para ser repensado em nível nacional por meio deste prêmio”, defende Rosiane Souza.
Para a presidente da Cooped, Fátima dos Anjos, implantar o Cooperjovem na cooperativa por si só gerou mudanças comportamentais nas crianças. Segundo ela, muitos apresentavam dificuldade de interação com a escola e o Programa foi um “ótimo instrumento para aproximar os alunos entre si e com os professores”, afirma.
Para a presidente da Cooped, Fátima dos Anjos, implantar o Cooperjovem na cooperativa por si só gerou mudanças comportamentais nas crianças. Segundo ela, muitos apresentavam dificuldade de interação com a escola e o Programa foi um “ótimo instrumento para aproximar os alunos entre si e com os professores”, afirma.
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