.

Jogo Caminho da Cooperação


Este jogo foi resultado do trabalho de uma equipe em Venda Nova do Imigrante. A Preta (do post anterior) me enviou o jogo (download aqui), infelizmente nem eu, nem ela lembramos quem eram as pessoas do grupo. Perdoe-me o lapso!
Na foto estão as pessoas que interagiram com a equipe.


PROPOSTA DE TRABALHO EM GRUPO
Desenvolver uma aula expositiva com visualização móvel para trabalhar:
Os valores do cooperativismo (páginas 71 a 73 caderno do aluno - Sementes da Cooperação)
As 12 virtudes da Cooperação (páginas 83 a 85 do caderno do aluno - Sementes da Cooperação)

O jogo é sugerido para a introdução de um trabalho que, com certeza, levará mais tempo. Pode ser utilizado para que as crianças brinquem espontaneamente com o intuito de adquirir e ampliar, aos poucos, a utilização de termos e expressões pouco usadas do cotidiano.

JOGO: CAMINHO DA COOPERAÇÃO

MATERIAL NECESSÁRIO:

Folhas de papel A4
Cartolina de diversas cores
Pincel atômico
Cola branca


1º PASSO: MONTANDO AS PEÇAS DO JOGO
Escrever nas folhas de A4, os valores e virtudes do cooperativismo (um para cada folha);
Escrever palavras que dificultem as ações cooperativas: individualidade, desonestidade, desrespeito, descumprimento de acordos, etc.
Colar a folha branca sobre o papel colorido de modo que este fique com uma borda maior.

2º PASSO: MONTANDO O JOGO NO CHÃO
O jogo será composto por, no mínimo, 25 peças. Caso deseje um caminho maior para deixar o jogo mais interessante, as palavras podem ser repetidas.
O jogo deverá ser montado no chão com as palavras viradas para baixo.



IMPORTANTE: a disposição das palavras no chão deve permitir ao jogador concluir o caminho e chegar até o MUNDO COOPERATIVO, mas nesse caminho existem muitos obstáculos.

Usarei algumas palavras repetidas somente para ilustrar o jogo pronto.


REGRAS DO JOGO

1- Definir quem iniciará o jogo (é bem interessante se jogado em duplas);
2- Os jogadores formam uma fila indiana;
3- O caminho pode ser seguido: para frente, direita, esquerda e diagonal;
4- Não pode retornar;
5- Quem virar uma “carta” que não contenha um valor ou virtude cooperativista perde a vez da jogada, deixa a carta com o nome virado para baixo e retorna ao final da fila;
6- As “cartas boas” viradas poderão ser utilizadas por todos os jogadores.

Neste jogo não há vencedores ou perdedores, pois todos terão a possibilidade de chegar ao mundo cooperativo.
.

0 bons cooperadores:

Postar um comentário